Móbile - A arte em movimento

Os móbiles são esculturas em movimento, belas nas formas e passíveis de várias interpretações. Podem ser utilizadas em qualquer ambiente e de formatos e coloridos variados. Chamam a atenção não só pela beleza, mas pelo prazer que proporcionam. Os móbiles garantem tranquilidade, promovem momentos de concentração, além de embelezarem os ambientes em que se encontram. São objetos de decoração bastante utilizados especialmente em quartos de bebês, mas devem ser explorados também para outros ambientes.

O criador do móbile foi Alexander Calder, um artista plástico norte-americano. Desde sua infância já criava seus próprios brinquedos. Suas primeiras esculturas foram produzidas em arames. Ao longo de sua vida criou os stabiles, estruturas fixas e os móbiles, estruturas em movimento. Inicialmente eram discos unidos por um fio que se movimentavam quando em contato com o vento.

Os móbiles evoluíram e hoje tomam diversas formas. Alguns são quase objetos arquitetônicos devido ao material com que são feitos e ao design com que são concebidos. Outros seguem a linha artesanal, utilizando-se de patchwork, miçangas e fios coloridos para dar tons, brilhos e o elemento rústico nos móbiles. Essas esculturas são feitas tanto nas escolas pelas crianças envolvendo arte e educação, quanto por artesãos e arquitetos. Alguns decoradores incorporam a arte as suas produções. Também tem os famosos móbiles para bebês compostos de bichinhos que rodam e de músicas que encantam ou hipnotizam. Não existem crianças que não tenham contato com este tipo de decoração-brinquedo. Esses são industriais. Mas eles podem ser feitos artesanalmente e nesse caso o fator “único” é bastante significativo.

Os móbiles caseiros são fáceis e baratos de fazer. Para confecioná-los é preciso criatividade na composição e no aproveitamento de materiais. Eles podem ser feitos com materiais recicláveis, brinquedos, papeis, dobraduras, entre inúmeras outras possibilidades. Podem ser construídos em uma única linha reta, dispondo verticalmente os objetos que farão a composição do móbile. Podem também ser estruturados espiralmente. Ainda há a possibilidade de se fazer várias linhas verticais em uma única base.

Os móbiles normalmente se caracterizam pelas formas harmônicas e a sensação de leveza que dão. São composições artísticas suspensas, em que o elemento equilíbrio é bastante importante para sua sustentação. Os móbiles então são peças de artes que imprimem uma ideia de liberdade fascinante. Eles transformam os ambientes que ocupam, podendo até mesmo substituir um móvel. A arte da decoração é transformar os locais, não necessariamente com a inclusão de mobiliários. Por vezes, objetos de arte preenchem espaços eficazmente. Os móbiles podem ocupar paredes, cantos, tetos, centros de cama ou mesa de apoio. Basta que se use o bom senso e a finalidade do móbile que é poder estar em movimento.

Para criar móbiles, é preciso internalizar que as construções estão nas ideias de cada pessoa. Muitos móbiles estão impregnados de histórias pessoais, recheados de crenças e propostas de renovação. O fato é que se constituem, sejam eles como forem apresentados, num ótimo presente para se dar a quem se gosta ou uma excelente opção para decorar e até personalizar o ambiente em que se vive.

Saber mais em: http://www.ruadireita.com/arte/info/mobiles-uma-arte-facil-e-encantadora/#ixzz40rdduuCu
Follow us: 
@ruadireita on Twitter | ruadireita on Facebook